.
O Mercado dos Lavradores fica no centro do Funchal perto da Zona Velha. É edifício grande com 3 andares e duas frentes de estrada (uma no rés do chão e outra no piso menos um)
No rés-do-chão são comercalizados em maior quantidade: flores, frutas, verduras, legumes, vinhos, carne, cestos, malas, cintos e pão.
No piso de baixo (menos um) fica a lota onde é vendido o peixe e marisco.
No piso de cima são vendidas em maior quantidade as frutas tropicais (com direito a prova para descobrir se gosta antes de comprar).
Na revéspera de Natal
A zona da lota é usada pelos coros e toda a população junta-se a estes seguindo a letra pelos manuais que entregam á entrada do recinto.
As zonas exteriores do mercado enchem-se de lavradores que trazem fruta e verduras frescas para continuar com a tradição de comprar esses bens a 23 de Dezembro para a ceia de Natal.
Nos últimos anos tem sido criado um evento que envolve o mercado e as zonas adjacentes nessa noite. Não há carros nas proximidades do mercado, só pessoas e muitas.
No dia a dia
O mercado é uma atração turística pela quantidade e variedade de flores e frutas, mas o que o torna tão popular é o facto de fazer parte da vida dos madeirenses.
É o lugar onde encontramos fruta e verdura da época e podemos saber em que parte da ilha foram apanhadas por isso é procurado pelos locais para fazer as suas compras.
Os turistas têm a possibilidade de ver essa vivência pessoalmente e fazer parte dela.